terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Motivação





Há vários aspectos que podem influenciar no interesse do aluno. Aspectos estes que podem estar relacionados com a disciplina ou exterior a ela, estes são chamados de motivos intrínsecos ou extrínsecos.

Os motivos que mais se destacam são: curiosidade pelo assunto, relação com saberes prévios, implicação futura, afetivo (auto-estima e/ou auto-confiança), social (valorização pelo grupo), resultados e recompensas. Podemos adicionar a estes motivos a metodologia utilizada pelo professor, o cotidiano do aluno e do professor, e a relação entre eles.

Por experiência posso elencar algumas disciplinas que me desmotive ou motive, a partir de tais elementos encontrados por pesquisadores e pela turma na discussão em sala de aula. Nas duas disciplinas que escolhi são mistos os elementos. Chamarei de disciplina “A” e “B”, respectivamente a que me motiva e a que me desmotiva.

Na disciplina A dentre os elementos que são positivos estão a curiosidade pelo tema e a forma como é exposto pelo professor, quanto ao negativo vem sido o horário e o meu cotidiano que me atrapalha na assiduidade e pontualidade. Na disciplina “B” encontrei a metodologia, atividades avaliativas muito próximas e textos muito longos para trabalhar, embora o tema tenha implicações futuras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário