terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Entre saberes e emoções



Wallon está, junto a Piaget e Vygotsky, entre os estudiosos que mais elaboraram teorias sobre o processo de aprendizagem e desenvolvimento humano. Todos os três acreditam que nele os fatores sociais, cognitivos e motores influenciam gritantemente, porém cada um em sua ênfase: Piaget com biologia, Vygotsky com direito e Wallon para a medicina e filosofia.

O ponto diferencial de Wallon será a afetividade, que para ele é de fundamental importância principalmente quando se trata da adolescência. Este pode ser o objeto fundamental para a harmonia entre o saber e as emoções tão afloradas nesse estágio. Wallon dividirá as fases de aprendizagem em estágios, a cada estágio alguns aspectos irão predominar em relação aos demais, salvo o estágio da puberdade onde todos os aspectos se destacam. Para que fique mais claro definirei tais aspectos:

Cognitivo – é a inteligência em sua forma construtiva, não está pronta e sim em constante crescimento.

Social – é a interação do individuo com ao social, consigo mesmo, com seu contexto cultural.

Motor – é o físico, a familiarização com o corpo, com suas habilidades físicas, mudanças hormonais, etc.

Afetivo - são as emoções, o impulso, os sentimentos.

Estes quatro aspectos são essenciais para entender o funcionamento da cognição no aluno e sua assimilação. Além do que possibilita ao professor identificar problemas e/ou soluções para situações em sala de aula.


2 comentários:

  1. É posssivel observar que a teoria de Wallon é bastante carregada do conceito de afetividade, e que o texto é bastante carregado desses conceitos debatidos em sala e presentes no texto auxiliar. O texto é pertinente aos conteúdos explorados em sala de aula e não foje da atividade proposta. A aluna reflete que essa teoria assim como as demais ja estudadas são de essencial importancia e que se aplicadas respeitando as particularidades de cada classe pode auxiliar bnastante o professor na relação ensino/aprendizagem. É perceptivel que aluna compreendeu o conteúdo contudo sinto falta no texto de uma utilização prática dessa teoria, fica ai uma dica para enriquecer o seu portfolio colega. Mais uma vez a atividade é em forma de texto com o auxilio de imagem, a imagem mais uma vez é pertinente ao texto e bastante sujestiva no que diz respeito afetividade.

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  2. O webfolio analisado é bastante sugestivo, venho acompanhando desde o inicío apesar de não comentar. Os textos apresentados são pertinentes ao que foi solicitado, e carregados de criticidade, ou seja, é possivel enxergar claramente a opinião dela acerca do tema. Não me agradou muito essa atividade de analisar o colega pois acerdito não ter conteúdo necessário para avaliar ninguém ainda. Os critérios adotados para analisar as atividades auxiliaram e muito no momento da avaliação, e no que pude perceber nas atividades cumpridas esses critérios foram cumpridos se não totalmente, mas parcialmente. Continua não me agradando essa forma de avaliação onde tenho que avaliar o colega, apesar de muito me agradar a idéia do webfolio. Parabéns pelo seu Webfolio Tamires seus textos são plausivéis ao que foi solicitado e criticos acima de tudo.

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