terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Apredender com a diversidade



O filme Entre os Muros da Escola aborda um tema bastante interessante na França contemporânea a questão dos imigrantes. Podemos observar no filme as divergências entre alguns alunos que vai desde chacota sobre as nacionalidades à resistência em aprender a língua nacional, o francês. A questão professor – aluno também é abordada no filme de forma bastante singular que não deixa de se aproximar das escolas do Brasil. A forma como o aluno vê o aluno apesar de assustadora é real, ele é visto mais como um inimigo, no caso especifico como um colonizador que impõe sua cultura, sua língua a indivíduos de nações diferentes; embora estes estejam no território do “colonizador”. Por mais que o professor tentasse algo diferente, a visão dos alunos para com eles não modificava. E apesar de algumas ações inovadoras este ainda mantinha muito da postura tradicional.

A relação entre professores e os problemas da escola, também é abordada. Entre conselhos e reuniões os professores tentam resolver questões de mal comportamento e até mesmo sobre a deportação da mãe de um dos alunos. Uma convivência de felicidades, irritações e tristezas num ambiente que de uma forma ou de outra ainda é de trabalho.

O filme leva-nos a refletir sobre as ações daquele professor e suas respectivas reações, o cuidado que nós como educadores devemos tomar com algumas atitudes tanto nossa quanto dos alunos. O quanto a multicultaridade pode tanto ajudar quanto atrapalhar a convivência e o aprendizado, o quanto respeito a individualidade do aluno pode melhorar a afetividade entre o mesmo e o professor. Entre outros pontos importante que com uma análise mais aprofundada pode-se perceber.

2 comentários:

  1. Das quatro atividades solicitadas, duas não foram cumpridas: a análise do filme pro dia nascer feliz e o escrito acerca da ZDP.
    A atividade 3. Analise critíca sobre o filme "Entre os muros da escola", foi cumprida. A seguinte análise é apoiada na discussão em sala de aula além de trazer um conhecimento próprio da aluna acerca do contexto social francês, assunto extra-disciplinar. O texto foi pertinente ao debate ocorrido em sala, além de colocações feitas acerca do mal-estar docente que atinge a grande maioria dos professores. A aluna refletiu sobre o filme, comparando com contúdos do semestre anterior e do atual, pricipalmente com os da disciplina psicologia quando esta aborda a questão da gestão em sala de aula alegando para o cuidado com a multiculturalidade presente em sala de aula, alertando o cuidado que é preciso ter. Nota-se que a auluna possui uma determinada compreensão do tema, principalmente das discussões em sala: seu escrito traz muito dos debates em aula e das atividades feitas em classe. Nessa analise ela relaciona muito com a questão da afetividade de wallon.
    A analise é critica quando compara os problemas educacionais franceses com os brasileiros, o que mostra que a aluna conseguiu relacionar o filme com um outro ambiente, e também quando mostra que a questão da multiculturalidade pode ajudar e atrapalhar o andamento da sala de aula a depender da postura que o docente adota.
    A atividade foi feita atrvés de um texto critíco, o qual mostra as impressões da aluna acerca do filme e esta complementa o texto com uma imagem do proprio filme, creio eu na intenção de msotrar logo as duas alunas de culturas diferentes , tema esse que esteve presente em toda a sua analise: a multiculturalidade.

    ResponderExcluir
  2. Creio que tem questões no filme que poderiam ser melhor exploradas. pense nisso! a questão da gestão em sala de aula, da punição, entre outros temas.
    Parabéns!

    ResponderExcluir