terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Avaliando a psicologia da educação





A partir de critérios avaliativos discutidos em sala de aula, avaliarei a disciplina Psicologia da Educação em quatro quesitos definidos pela professora de tal disciplina: educando, turma, educador e instituição.

Para situarmo-nos melhor caracterizarei tais aspectos. O primeiro a ser caracterizado será o aspecto “educando”, foi acordado utilizar os seguintes aspectos nesse quesito: aprendizagem individual, consciência de ser avaliado, compromisso com a disciplina, assiduidade, pontualidade e motivação.  Com os aspectos já definidos, comecemos. Foi avaliado que o educando (neste caso quem vos fala) não aproveitou por completo todos os temas abordados por não acompanhar com mesmo ritmo exigido. São constatados também a consciência de que este estava sendo avaliado e que sua falta pontualidade e assiduidade poderia interferir em sua avaliação. Houve uma falta de motivação por parte do educando.

Segundo quesito, a turma. Aspectos utilizados: interação, integração, nível de discussão e disciplina. Em algumas atividades a turma reagia positivamente quanto a interação, principalmente em temas que partissem ou diziam respeito a sua formação. Porém não houve uma integração por esta não agir da mesma forma nos outros diversos assuntos propostos. As vezes por falta de leitura, as vezes por falta de presentes, o nível de discussão da turma era muito baixo, quase nulo. Outro ponto importante que poderia ter ajudar mais na construção desses aspectos anteriores, seria a disciplina da turma que por muitas vezes se encontrava dispersa.

No terceiro temos o educador, nesse quesito foram utilizados os seguintes aspectos: comprometimento, metodologia, domínio de conteúdo, relação interpessoal, gestão da sala e avaliação. Dentre esses o único que obteve um desequilíbrio nesta disciplina foram a gestão de sala, em relação à concentração da turma, e a avaliação, esta última bastante discutida no debate feito em sala de aula por vários motivos, dentre eles o pequeno intervalo entre uma atividade e outra, ou o número significativos de textos a serem produzidos a cada aula. Quanto aos outros aspectos, o educador foi bastante alogiado.

Quarto e último quesito, a instituição. A instituição aqui resume-se somente a: material pedagógico fornecido e disponibilizado pela mesma, infra-estrutura e suporte pessoal. Ao meu ver, no que diz respeito a disponibilização de materiais pedagógicos foi bem tranqüilo; quanto a infra estrutura o que pode ter prejudicado é o distanciamento entre os módulos que acabam levando ao atraso tanto do professor quando do aluno, no caso de algum imprevisto. O suporte também foi tranqüilo, neles estão incluídos o pessoal da limpeza, da segurança, do técnico, embora os atendentes do departamento de educação tenha sido alvo de tantas críticas por parte do alunos, grande maioria por falta de tratamento adequado.

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