Wallon está, junto a Piaget e Vygotsky, entre os estudiosos que mais elaboraram teorias sobre o processo de aprendizagem e desenvolvimento humano. Todos os três acreditam que nele os fatores sociais, cognitivos e motores influenciam gritantemente, porém cada um em sua ênfase: Piaget com biologia, Vygotsky com direito e Wallon para a medicina e filosofia.
O ponto diferencial de Wallon será a afetividade, que para ele é de fundamental importância principalmente quando se trata da adolescência. Este pode ser o objeto fundamental para a harmonia entre o saber e as emoções tão afloradas nesse estágio. Wallon dividirá as fases de aprendizagem em estágios, a cada estágio alguns aspectos irão predominar em relação aos demais, salvo o estágio da puberdade onde todos os aspectos se destacam. Para que fique mais claro definirei tais aspectos:
Cognitivo – é a inteligência em sua forma construtiva, não está pronta e sim em constante crescimento.
Social – é a interação do individuo com ao social, consigo mesmo, com seu contexto cultural.
Motor – é o físico, a familiarização com o corpo, com suas habilidades físicas, mudanças hormonais, etc.
Afetivo - são as emoções, o impulso, os sentimentos.
Estes quatro aspectos são essenciais para entender o funcionamento da cognição no aluno e sua assimilação. Além do que possibilita ao professor identificar problemas e/ou soluções para situações em sala de aula.