segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Uma ilha de idéias







Pelo que pude perceber o professor reflexivo não pode resumir-se ao que dizem ser um professor reflexivo. Ele deve se articular diante das situações de seus alunos, da turma a ser trabalhada trazendo contribuições dos vários estudos realizados sobre uma profissão docente critico-reflexiva. Utilizar recursos visuais, que fujam do livro didático ou da forma de ensinar formal presa à sala de aula sem deixar de interagir com o conteúdo, são boas proposta de se começar a trabalhar de forma reflexiva em sala de aula.

Um curta com desenvoltura capaz de atrair a atenção dos alunos, como “A ilha das flores” é bastante proveitoso numa aula de história por exemplo. Há uma infinidade de co-relações que pode-se fazer entre os conteúdos da disciplina e o curta, o que primeiramente me veio à mente foi mostrar para os alunos o quanto o fatos históricos estão interligados uns aos outros, algo que estes tem muita dificuldade, assim como na historia do curta onde o ‘tomate’ percorre por vários caminhos mostrando que tudo está relacionado e que para tudo há uma causa e conseqüência, assim como na nossa história.

Poder-se-ia fazer uma atividade na qual pedíssemos para os alunos identificar no filme coisas relacionadas após isso um estudo dirigido sobre vários temas em grupo seguido de uma discussão poderia levá-los a interpretar os fatos da mesma maneira como interpretaram o filme.

Um comentário:

  1. Está um pouco vago o que faria a partir do curta. A idéia é escolher um dos conteúdos da matéria história e imaginar uma turma, onde proporia uma atividade a partir do curta. Além disso, após elaborar sua atividade, pedimos que aprecie sua própria proposta a partir das idéias discutidas no texto 14, de D, Schön. Vamos revisar?

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